Quase 34% dos cursos superiores avaliados em 2009 pelo Ministério da Educação (MEC) obtiveram resultado insatisfatório. Ao todo, 1.696 graduações tiveram nota 1 ou 2 no Conceito Preliminar de Curso (CPC), em uma escala de 1 a 5. As informações foram divulgadas nesta quinta-feira pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).
O indicador avalia a qualidade do ensino oferecido a partir da nota
obtida pelos alunos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes
(Enade), a titulação e o regime de trabalho do corpo docente e a
infraestrutura oferecida. Os resultados 1 e 2 são considerados
insatisfatórios; 3, razoável; e 4 e 5, bons.
Em 2009, foram avaliadas 6.804 graduações em Administração, Arquivologia, Biblioteconomia, Ciências Contábeis, Economia, Comunicação Social, Design, Direito, Estatística, Música, Psicologia, Relações Internacionais, Secretariado Executivo, Teatro e Turismo, e os cursos superiores de Tecnologia em Design de Moda, Gastronomia, Gestão de Recursos Humanos, Gestão de Turismo, Gestão Financeira, Marketing e Processos Gerenciais.
A maioria dos cursos (51,47%) foi considerada razoável – obteve nota 3. Apenas 15% atingiram CPC 4 e 5. Dentro do processo de regulação, todos os cursos com nota inferior a 3 serão visitados por comissões de supervisão do MEC. A partir do diagnóstico, pode ser firmado um protocolo de compromissos com medidas para sanar as deficiências como redução das vagas e proibição de novos ingressos.
Pouco mais de 1,8 mil cursos ficaram sem conceito. Isso ocorre quando a amostra de alunos participantes das avaliações que compõem o CPC é considerada insuficiente.
Fonte: http://www.jornalagora.com.br
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