Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Freira de 19 anos coloca fogo contra o próprio corpo e morre na China


13 de fevereiro de 2012 10h58

 

Uma freira tibetana de 19 anos morreu ao colocar fogo contra o próprio corpo na província chinesa de Sichuan (sudoeste), informou nesta segunda-feira a agência oficial "Xinhua", chegando a 20 o número de religiosos que se imolaram para protestar pela repressão dessa etnia e pedir o retorno do Dalai Lama.
Tenzin Choedron morreu no sábado à noite enquanto era transferida a um hospital pela Polícia local, segundo a fonte.
Segundo a ONG Free Tibete, 22 religiosos tibetanos se imolaram desde março de 2011 em protesto pela repressão vivida por sua etnia e como uma maneira de reivindicar o retorno de seu líder espiritual, o Dalai Lama, exilado na Índia desde 1959.
Estas imolações motivaram um aumento da vigilância da região pelas autoridades chinesas, que ordenaram que a partir de março todas as pessoas que queiram entrar no Tibete devem mostrar sua identificação.
As autoridades em Sichuan culpam os tibetanos separatistas de fomentar "o ódio entre os locais", como aconteceu em 2008, nas revoltas que causaram 20 mortos na capital tibetana, Lhasa, embora segundo os tibetanos no exílio os mortos tenham sido mais de 200.
"As forças estrangeiras que promovem a independência do Tibete sempre inventaram rumores e distorceram a realidade para desacreditar o Governo chinês", assinalou o porta-voz da chancelaria chinesa Hong Lei no final de janeiro.

Fonte: Portal TERRA

Nenhum comentário: