Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



quarta-feira, 20 de junho de 2012

A obra do argentino LEON FERRARI e os católicos argentinos

Católicos argentinos acusam artista de zombar da Virgem Maria


Colagem de León Ferrari
Colagens de Ferrari relacionam religião com sexo, morte e guerra
Ferrari é um dos artistas
mais provocativos de hoje
Católicos argentinos, tendo a frente Martin Viano, diretor da organização cívica Para Hacerse Oír-Hablemos Claro, querem suspender a exposição Brailles y Relecturas de la Biblia, porque, dizem, nela o artista León Ferrari (foto) zomba da Virgem Maria e de referências cristãs. 

A exposição apresentada pelo Museu de Arte Latino-americano de Buenos Aires contém 70 colagens que o artista produziu entre 80 e 90. Ela se encerra no dia 2 de julho.

Nessas colagens, Ferrari relaciona ícones de diferentes religiões a guerras, morte e sexo. Em algumas delas, há inscrições provocativas em braille. De acordo com o artista, as colagens são alegorias contra a violência.

Viano emitiu nota conclamando os fiéis a protestarem contra a falta de respeito para com as crenças religiosas, com o uso, inclusive, da pornografia, que no museu, argumentou, pode ser vista por crianças.

Ele afirmou, como exemplo, que é de causar mal-estar uma colagem que mostra uma relação homossexual explícita perto da cabeça da Virgem Maria.

Ferrari nasceu em Buenos Aires em 1920. É pintor, gravador, escultor e artista multimídia. Trabalhou na Itália como escultor e na década de 70 morou alguns anos em São Paulo.

O New York Times o considera como um dos mais provocativos e talentosos artistas da atualidade.
Algumas colagens da Releitura da Bíblia

Com informação da imprensa argentina.

Leia mais em http://www.paulopes.com.br

Nenhum comentário: