Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



quarta-feira, 20 de junho de 2012

Polônia condena cantora a pagar multa por ofender católicos




Doda
Doda disse que escritores  da 
Bíblia bebiam muito vinho
O Tribunal Regional de Varsóvia confirmou na segunda-feira (18) a condenação da cantora Dorota Rabczewska (foto), 27, por ofensa aos católicos. Ela vai ter de pagar multa equivalente a R$ 4 mil. Em 2009, durante uma entrevista a uma TV, ela disse que “a Bíblia foi escrita por pessoas que bebiam muito vinho e fumavam cigarros de ervas”. Afirmou que acreditava em dinossauros, mas não no que diz a Bíblia. 

Doda, como é chamada, já tinha sido condenada em primeira instância em 2010. Na época, a pena de dois anos de prisão foi convertida em multa, e ela levou a questão à Corte de apelações. 

A cantora se defendeu com a argumentação de que não quis ofender ninguém e que, inclusive, tem parentes que são religiosos, como a sua avó. 

Ela argumentou que o vinho ao qual se referiu foi sacramental e as ervas "certamente eram terapêuticas". Mas Doda já tinha sido denunciada à Justiça pelo Ministério Público a pedido de católicos. 

Doda é uma pop star na Polônia, o que contribuiu para manter o caso nas manchetes dos jornais, colocando inclusive em discussão o rigor da lei da blasfêmia. A Aliança Democrática de Esquerda está elaborando um projeto de lei com o propósito de amenizar as punições dessa lei. A Polônia continua sendo é um dos países mais católicos do mundo.

Doda está considerando a possibilidade de dar entrada no Judiciário a nova apelação ou entrar com recurso no Tribunal Europeu dos Direitos Humanos na condição de vítima de intolerância religiosa.

Com informação das agências.

Leia mais em http://www.paulopes.com.br.  

Nenhum comentário: