Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



sexta-feira, 22 de junho de 2012

UM DOS MAIORES PROJETOS ARQUITETÔNICOS DA IGREJA BRASILEIRA



Entrevista com Dom Walmor Oliveira de Azevedo, arcebispo de Belo Horizonte

Por Thácio Siqueira
BELO HORIZONTE, quarta-feira, 20 de junho de 2012 (ZENIT.org) – Ontem ZENIT publicou a primeira parte da entrevista com o Dom Walmor Oliveira de Azevedo, arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte sobre o grande projeto da Catedral de Cristo Rei da diocese.
Publicamos na íntegra a segunda parte da entrevista:
***
ZENIT: Por que o nome Cristo Rei?
DOM WALMOR: O nome Catedral Cristo Rei é um respeito à história da Arquidiocese de Belo Horizonte, ao sonho que nasceu no ministério pastoral de seu primeiro arcebispo. Acima de tudo, a Catedral será sinal da centralidade de Cristo, o Filho de Deus que é Rei porque é servidor e redentor. A Catedral Cristo Rei será lugar de encontro com Ele, do compromisso com a vida plena para todos.
ZENIT: O projeto arquitetônico da Catedral Cristo Rei é de Oscar Niemeyer. Por que escolhê-lo?
DOM WALMOR: O trabalho de Oscar Niemeyer ganhou projeção nacional e internacional a partir de suas obras na capital mineira, do Complexo da Pampulha, referência especial à igreja de São Francisco de Assis. Belo Horizonte, por sua vez, tem em sua identidade os traços do arquiteto, presentes em tantas obras, como a Cidade Administrativa.  A escolha de Niemeyer é um respeito à arquitetura que identifica a capital. Deve-se também às características de seu trabalho, que se aproxima da obra de arte. A arte é um caminho para a transcendência e diálogo com Deus.
ZENIT: Como será a estrutura da Catedral?
DOM WALMOR: A Catedral será formada por duas peças laterais, com 100 metros de altura. Essas peças sustentam uma cúpula de 60 metros de diâmetro. A base é formada por três pavimentos que formarão uma grande praça, com um altar, equipado de concha acústica e estrutura para missa campal. Um espaço que também será ideal para manifestações culturais e artísticas. A Cruz de Cristo Rei, que já foi erguida no terreno, é feita de aço e nióbio, minérios de Minas Gerais. O campanário terá sete sinos que representam as notas musicais.
A grande estrutura da Catedral Cristo Rei alavancará programas e projetos, no âmbito da arte, da cultura, da educação, do serviço social e da comunicação. É um projeto concebido para cultivar a experiência de fé no Deus Vivo, para oferecer serviços à vida, em interface e cooperação com outros segmentos da sociedade.
ZENIT: Na Catedral haverá um livro de ouro digital, onde aparecerá o nome de todos os que contribuírem para essa obra. Como será esse livro?
DOM WALMOR: O livro será uma ferramenta digital que estará disponível para consultas. Apresentará o nome de cada um que se dispuser a fazer sua oferta e, assim, contribuir para a edificação da Catedral. É uma homenagem, um singelo e eterno gesto de gratidão aos que ajudam a levar a Palavra de Deus ao coração de tantas pessoas. Com um simples toque, será possível visualizar o nome daqueles que fazem parte dessa caminhada rumo à Catedral Cristo Rei.
ZENIT: Qual é a explicação da arquitetura da Catedral de Cristo Rei?
DOM WALMOR: A contemplação da arte no olhar comum provoca reações e dá oportunidade de entendimentos novos. O projeto Catedral Cristo Rei evoca e indica, com traços de uma espécie de gótico moderno, indubitavelmente a transcendência. Suas linhas arquitetônicas convidam à contemplação. São linhas que desenham mãos postas em oração, sobrepostas ao globo. Também é tenda, a tenda do Verbo, Jesus Cristo, o Redentor, que "habitou entre nós" e com sua encarnação abriu o caminho novo da humanidade.
As linhas também podem ser interpretadas como referência ao gesto de condescendência de Deus Filho, o Cristo, que se inclina sobre a condição humana, a ela se assemelhando em tudo, exceto no pecado, devolvendo-lhe a inteireza da dignidade humana na expressão vitoriosa do fim da condição decaída, porque Deus nos amou primeiro e por nós se entregou. É o mesmo caminho para compreender a localização da cruz de 20 metros à entrada, surgindo de dentro das águas da purificação batismal - referência ao trono do Rei que é Cristo, sem triunfos ou presas, mas como servidor que se entrega sem medida na oferta da própria vida para "que todos tenham vida e a tenham em abundância". 
ZENIT: Para quando se prevê a conclusão das obras?
DOM WALMOR: O término e o início da obra serão sempre determinados pelo solicitado engajamento de todos os segmentos da sociedade e de todos os cidadãos. A expectativa é que, até o fim do ano, a obra efetivamente comece, com a preparação do terreno, que fica na Av. Cristiano Machado, no chamado Vetor Norte de Belo Horizonte, região que está na periferia da capital e, ao mesmo tempo, é o epicentro da Região Metropolitana. Local estratégico para acolher e servir os mais pobres e, ao mesmo tempo, irradiar os ensinamentos do Evangelho de Jesus Cristo.   
Será um espaço para grandes celebrações, local de encontro e congregação, a casa do povo de Deus, a igreja-mãe da Arquidiocese de Belo Horizonte. 
ZENIT: Como ajudar na construção do projeto?
DOM WALMOR: A Campanha Faço Parte congrega todos que contribuem para a edificação da Catedral. Aquele que deseja apresentar sua oferta, ou mesmo conhecer mais sobre a Catedral Cristo Rei, deve procurar a Campanha, pelo telefone (31) 3209-3559 ou pelo site da Catedral Cristo Rei (www.catedralcristoreibh.com.br).
DOAÇÕES EM PROL DA CATEDRAL:
MITRA ARQUIDIOCESANA DE BELO HORIZONTE
- Banco Bradesco (237)
Agência: 2485-6
Conta Corrente: 33.777-3
Nominal: Mitra Arquidiocesana de Belo Horizonte
- Banco Itaú (341)
Agência: 1403
Conta Corrente: 97.888-3
Nominal: Mitra Arquidiocesana de Belo Horizonte
- Banco Santander (033)
Agência: 3476
Conta Corrente: 13003705-7
Nominal: Mitra Arquidiocesana de Belo Horizonte
 
Fonte: ZENIT

Nenhum comentário: