Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



quinta-feira, 14 de junho de 2012

Iraque pede aos EUA: Queremos de volta nossas Torot e Talmudes



Funcionários de Bagdá afirmam que os EUA em 2006 retiraram milhares de artefatos antigos babilônios, que comporiam 90 por cento dos arquivos nacionais do Iraque, e que se recusa a devolver milhares de preciosos documentos e manuscritos judaicos.
De acordo com o ministério iraquiano da Cultura, em 2006 as autoridades americanas receberam cerca de 3.000 documentos e 1.700 artefatos antigos que remontam ao período babilônico, através de um acordo com a Autoridade de Antiguidades do Iraque com a finalidade de restauração. No entanto, funcionários do governo estão dizendo que os EUA estão"mantendo os documentos e artefatos como prisioneiros" no que eles estão chamando de "Guantanamo cultural".
Estes funcionários disseram ao canal de notícias Al-Arabiya nesta semana que entre os artefatos está o manuscrito mais antigo do Talmude, que é a pedra angular da lei oral judaica e compilado na Babilônia no século VI DC, bem como o mais antigo exemplar da Toráh manuscrita.

Fontes anônimas afirmaram à Al-Arabiya que Israel está por trás do "roubo", pois teria como ganhar com o confisco dos artefatos, que estavam guardados no prédio da Central de Inteligência do Iraque pelo seu valor histórico. O secretário-geral adjunto da Liga Árabe Ahmad binHelli recentemente acusou Israel de envolvimento no que chamou de "o maior ato de pilhagem e roubo de documentos históricos e tesouros do Iraque", informou a estação. Saad BashirIskandar, diretor-geral do departamento de livros e documentos do ministério iraquiano, disse que os americanos insistiram em retirar os artefatos do Iraque. Os itens foram armazenados em nada menos que 48.000 caixas e recipientes, disse ele.

"Nossas negociações com os norte-americanos sempre se deparam com as barreiras da procrastinação", TaherHamoud, diretor-geral do Ministério da Cultura disse à Al-Arabiya. Ele acrescentou que os documentos contidos nestes arquivos 70% são em hebraico, 25% em árabe e 5% em outras línguas. Um porta-voz da Autoridade de Antiguidades de Israel disse ao The Times de Israel, que não tinha conhecimento das acusações iraquianas.


Fonte: RUA JUDAICA

Nenhum comentário: