Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



quinta-feira, 14 de junho de 2012

Caviar - Arma mais recente de Israel contra o Irã




Os peixes grande são lançados a partir da lagoa em uma caixa amarela brilhante e erguidas em uma carroça, sob a supervisão de um biólogo que fura, com uma sonda afiada  os ventres brancos destes peixes: " Toda esta preparação será um caviar muito bom", disse Dr. Hurvitz Avshalom que inspeciona as pequenas bolas cinzentas sobre a mesa.

Avshalom é  biólogo e residente da  fazenda de Israel “Caviar Karat” uma presença crescente do mercado israelense de caviar, uma vez excluída pela Rússia e arqui-inimigo Irã. Com a proibição da pesca no Mar Cáspio, todo caviar legal exportado nos dias de hoje vem desta  fazenda. “Israel é mais conhecido  por seus hummus do que pelo seu  caviar e este kibbutz tradicionalmente socialista nas colinas, ao norte do Mar da Galiléia, é um dos últimos lugares que você esperaria produzir um alimento que pode ser vendido  por US $ 2.500 o kilo”.
Essa pequena fazenda israelense tomou o negócio dos produtores de caviar iraniano, segundo o diretor do kibbutz Ben-Tzvi, que nao esconde a alegria: "É como uma vingança alegre, sabe?", diz sorrindo.

A fazenda é composta de uma coleção de lagoas baixas que mantêm  70.000 estujões Osetra (uma especie selvagem de peixe). Com cerca de 12 anos, os esturjões são retirados das lagoas, analisados para ver se seus ovos estão prontos. Caso não estejam voltam  para as lagoas para amadurecer mais. Nessa idade eles podem chegam a oferecer cerca de 50 quilos de caviar.

Em 1992, Ben-Tzvi trouxe ovos de esturjão fertilizados da Rússia, na esperança de vender  para a população russa crescente em Israel. Uma década depois, eles viram um salto no preço do caviar e decidiram deixar o esturjão envelhecer para que pudessem ter  seus prórpios ovos. Este ano, a fazenda espera produzir quatro toneladas de caviar: "O caviar de Israel é o melhor que existe hoje no mercado", diz Eric Ribert, chef e proprietário do restaurante Le Bernardin de Nova York: "Os chineses têm bom caviar, mas a qualidade não é consistente. Alemanha e Itália têm caviar bons e há também produtos da França e dos Estados Unidos, mas o que vem de Israel é a coisa mais próxima ao topo", disse ao  jornal israelense Haaretz.

Ben-Tzvi credita que a boa genética dos peixes do mar Cáspio originou-se da água fria e limpa que ajuda na qualidade do caviar. A fazenda é alimentado pelo rio Dan,  uma fonte do Rio Jordão. Para todo seu sucesso, Caviar Karat ironicamente não é vendido em Israel. Os peixes  não são considerados kosher e a fazenda não pode  arriscar perder a sua licença kosher para a truta, por exemplo, que eles também vendem.

Após o processamento o caviar é colocado em uma prateleira refrigerada por vários meses. O produto final fica numa cor verde-oliva com um tom de ouro. O diretor de marketing Smadar Ashkenazi, afirma que este é melhor em comparação ao caviar mais comum, o preto que pode ter um sabor forte e salgado.

O Caviar "deve ser sólido do lado de fora. Por isso ele tem esse efeito de estalo em que você sente um sabor amanteigado de nozes", explica. "Deve ser firme, mas não muito e deve ser  leve no paladar."

Na verdade, o caviar tem uma superfície lisa, quase amanteigada e um leve sabor salgado. Ashkenazi afirma ainda que um quilograma pode ser vendido no varejo por US $ 3.000 a $ 5.000. Apesar  da crise econômica, as vendas continuaram a crescer. "Você não tem que mudar seu carro ou comprar diamantes a cada ano", diz , "mas você pode comer caviar".       

Fonte: NOTICIAS DA RUA JUDAICA       

Nenhum comentário: