Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

"Virose" em SC

A grande pergunta que se impõe é: virus de que doença?


-=-=-=-=


Há cerca de duas semanas, eu, familiares e vários conhecidos (que conosco sequer tiveram contato pessoal), fomos acometidos por algo semelhante a uma gripe, acompanhada de forte tosse, dores no corpo, diarréia e febre.
Não estamos mais com os sintomas, tendo ficado uma pequena tosse, irritante e persistente.
Minha esposa, ao consultar um dentista, sobre outro problema, soube por intermédio da Secretária do profissional que a "coisa" vem do mar e se transmite com facilidade, mas que os meios da saúde não quiseram trazer o assunto à baila, na mídia, para não espantar turistas.
Se houver alguma procedência no comentário da referida Secretária, estamos diante de uma tremenda irresponsabilidade das autoridades sanitárias.
Se alguém da área da saúde puder fazer algum comentário esclarecedor, penso que seria de grande utilidade pública. 
Não se pode esconder sujeira sob o tapete, em sede de saúde pública. 


-=-=-=-=


Virose preocupa moradores de Balneário Camboriú e cidades vizinhas

Pacientes apresentam febre, vômitos e diarreia


Febre, vômitos, dores abdominais e diarreia. Se você ou alguém da família estiver com estes sintomas, pode estar com uma das famosas viroses de verão. Em Balneário Camboriú, só o Hospital da Unimed atende, em média, 80 casos por dia.

Em Porto Belo, ontem, o Pronto Atendimento (PA) bateu o recorde de consultas desde que foi aberto, há três anos: foram 52 pacientes, quando o normal é 35. Foi preciso estender o horário de expediente para dar conta da demanda, sendo que a maior parte das pessoas apresentava a virose, afirma o secretário municipal de Saúde, Antônio Ballestero Júnior.

Em Navegantes, o hospital teve na semana passada 49 casos de diarreia, a maioria adultos. Em Itajaí, os casos aumentaram 61% em relação ao mesmo período do ano passado. Apesar disso, o surto ainda não foi caracterizado e não há motivo para alarmes, garantem as autoridades de saúde.

Em Blumenau, a enfermeira plantonista do Hospital Santo Antônio garantiu nesta terça-feira que poucos casos de virose foram atendidos durante este verão, o que pode caracterizar a doença como típica de cidades litorâneas. 


Mais comuns durante o verão, as viroses gastrointestinais, ou enteroviroses, estão relacionadas a questões como higiene e alimentação. Alimentos como frutas e verduras não refrigerados ou não lavados adequadamente podem estar contaminados por vírus, bactérias ou parasitas, principais causadores das diarreias agudas.

Outra dica importante é ficar de olho no que se bebe. Para a ingestão, água deve ser mineral ou fervida. O mesmo vale para o gelo usado para refrescar as bebidas. A orientação é usar a água vinda da torneira somente para banho e serviços domésticos.

Recomendações
- Evite a automedicação e procure um posto de saúde ou o hospital mais próximo
- Hidrate-se muito. Consuma bastante água, soro caseiro, sucos e isotônicos
- Lave bem frutas e verduras antes de consumi-las
- Mantenha alimentos bem refrigerados
- Lave sempre as mãos antes de comer
- Evite consumir bebidas preparadas em locais sem condições de higiene ou que venham com gelo, pois a água pode estar contaminada
- Prefira alimentos industrializados aos lanches, espetos e outros alimentos vendidos na praia
- Lave cuidadosamente as mãos, principalmente após usar o banheiro e antes de se alimentar



Fonte: JORNAL DE SANTA CATARINA

Nenhum comentário: