Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



domingo, 22 de abril de 2012

Maioria dos argentinos apoia expropriação da petroleira YPF, diz pesquisa


DA FRANCE PRESSE, EM BUENOS AIRES 

Cerca de 62% dos argentinos apoia a decisão do governo de Cristina Kirchner de expropriar 51% das ações da petroleira YPF, que estava em mãos da espanhola Repsol, de acordo com uma pesquisa divulgada neste domingo.
Entre os entrevistados, 26% disse "concordar plenamente" e 36% disse "concordar" com esta decisão, que abalou as relações diplomáticas com a Espanha, cujo governo anunciou medidas de represália.
Segundo o estudo da consultoria Poliarquia, publicada neste domingo pelo jornal "La Nación", 23% dos consultados disse "discordar" da medida e só 8% a rejeitou por completo.
Consultados sobre o impacto que consideram que isso trará à economia, 49% considerou que será positivo, e 47% admitiu que afetará negativamente a imagem da Argentina no exterior.
APOIO NA CAPITAL
A sondagem revela que a expropriação obteve 49% de apoio na capital, governada pelo opositor Mauricio Macri (direita), que rejeitou a expropriação e advertiu que os deputados de seu partido votarão contra a lei no Congresso Nacional.
A medida recebeu 66% de apoio nas consultas realizadas no interior do país, onde quatro de cada dez pesquisados se mostraram "muito de acordo".
A pesquisa realizou 1.115 entrevistas por telefone com maiores de idade residentes em 40 cidades do país.
Argentina anunciou na segunda-feira passada a expropriação de 51% das ações da YPF, alegando uma falta de investimentos necessários.
O governo espanhol respondeu com a redução da compra de biodiesel argentino, produto que tem a Argentina como um dos principais provedores do mundo. 

Fonte: FOLHA DE SP

Nenhum comentário: