Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



quarta-feira, 13 de junho de 2012

ESTELIONATÁRIA CONSEGUIU ENGANAR DUAS INGÊNUAS, COM PROMESSA DE CURA MILAGROSA

Registro do Acórdão Número : 590366
Data de Julgamento : 17/05/2012
Órgão Julgador : 1ª Turma Criminal
Relator : GEORGE LOPES LEITE
Disponibilização no DJ-e: 30/05/2012 Pág. : 142 Veja como funciona as data de divulgação/disponibilização do tribunal.

Ementa

PENAL. CRIME DE ESTELIONATO. PROVA SATISFATÓRIA DA MATERIALIDADE E AUTORIA. MULHER QUE, ALEGANDO CURA MILAGROSA, EM RECONHECIMENTO AOS CÉUS PELA GRAÇA ALCANÇADA OFERECIA LOTES, COBRANDO QUINHENTOS REAIS PARA "REGULARIZAR A DOCUMENTAÇÃO DE POSSE". COM TAL ARTIFÍCIO INDUZIU EM ERRO DUAS VÍTIMAS, QUE PAGARAM A QUANTIA EXIGIDA E JAMAIS RECEBERAM OS OS IMÓVEIS PROMETIDOS. CRÍTICA DA DOSIMETRIA DA PENA. CRITÉRIO DE AUMENTO NA CONTINUIDADE DELITIVA.

1 RÉ CONDENADA POR INFRINGIR O ARTIGO 171 DO CÓDIGO PENAL, EIS QUE, ALEGANDO TER SIDO CURADA DE GRAVE ENFERMIDADE PROMETENDO DISTRIBUIR DE GRAÇA LOTES DE SUA PROPRIEDADE AOS POBRES, COM ISSO ATRAINDO VÁRIAS PESSOAS DA SUA IGREJA, DAS QUAIS EXIGIU E RECEBEU QUINHENTOS REAIS POR CADA LOTE PROMETIDO, QUE SERIAM DESTINADOS AOS PAGAMENTO DAS TAXAS PARA LEGALIZAÇÃO DA ÁREA. NESTE CASO, DUAS FORAM AS VÍTIMAS INDUZIDAS EM ERRO, TENDO UMA DELAS ADQUIRIDO QUATRO LOTES PARA TODA FAMÍLIA, E A OUTRA APENAS UM. PAGARAM O VALOR EXIGIDO, MAS NUNCA RECEBERAM OS LOTES. AS PROVAS ORAIS E DOCUMENTAIS COMPROVARAM OS FATOS E JUSTIFICAM A CONDENAÇÃO.

2 NO CRIME CONTINUADO A FRAÇÃO DE AUMENTO DA PENA É DETERMINADA PELA QUANTIDADE DE INFRAÇÕES COMETIDAS E, SENDO DUAS AS VÍTIMAS, DEVE SER FIXADO EM UM SEXTO.

3 APELAÇÃO PROVIDA EM PARTE.

Fonte: Portal do TJ/DF

Nenhum comentário: