Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



quarta-feira, 13 de junho de 2012

COMO FICARÁ A COTISA, QUE ADMINISTRA A INTEGRAÇÃO?

Transporte coletivo: licitação em estudo
Objetivo é tornar o sistema mais eficiente e barato, permitindo que somente uma empresa ou consórcio possa oferecer o serviço na Capital.

foto/divulgação:


João Batista Nunes explica o conceito BRT
A Prefeitura de Florianópolis apresentou na última quarta-feira, 06 de junho, o edital para licitação da empresa que será responsável pelo transporte público em Florianópolis. De acordo com o vice-prefeito João Batista Nunes, a nova licitação deve baratear os preços das passagens de ônibus na Capital e reduzir as despesas administrativas e estruturais, já que somente uma empresa ou consórcio cuidará do serviço.


João Batista explica que atualmente são cinco empresas fornecendo o serviço de transporte público para os florianopolitanos. Com isso, há cinco garagens, cinco equipes de manutenção e demais ferramentas que encarecem os custos da passagem. Além disso, o valor do subsídio pago pela prefeitura para as empresas de ônibus deve mudar. A nova licitação prevê um subsídio que cubra somente a meia passagem dos estudantes, garantida por lei.


O edital para a nova concorrência, aberta para qualquer empresa do país, faz algumas exigências quanto à qualidade dos serviços de transportes. Os ônibus terão que possuir, todos, ar-condicionado, acessibilidade para cadeirantes e não devem ter mais de dez anos de vida útil. Além disso, a empresa ou consórcio vencedor poderá utilizar micro-ônibus para as áreas de difícil acesso em que um carro maior não consegue chegar. “Com isso o sistema fica menos engessado, podendo a empresa escolher a forma mais eficiente de trabalhar” explica João Batista.


A concorrência se dará por meio do valor da passagem de ônibus. Quem cumprir todas as exigências e oferecer o menor valor de tarifa – sendo que o teto é o valor atual de R$ 2,70 no cartão – vencerá. O edital foi encaminhado para o prefeito Dário Berger para que analise e, em seguida, possa dar início ao processo licitatório.

  • Projeto BRT

O vice-prefeito aproveitou para apresentar o resultado da licitação da empresa que irá formular o projeto do BRT (Bus Rapid Transit). Antes de homologar, vai encaminhar para o Tribunal de Contas do Estado para análise. De acordo com Nunes, a empresa vencedora (BRT Florianópolis) terá seis meses para entregar o projeto do primeiro trecho: Centro/Universidade.

Nenhum comentário: