Transporte coletivo: licitação em estudo
Objetivo é tornar o sistema mais
eficiente e barato, permitindo que somente uma empresa ou consórcio
possa oferecer o serviço na Capital.
A Prefeitura de Florianópolis apresentou na última
quarta-feira, 06 de junho, o edital para licitação da empresa que será
responsável pelo transporte público em Florianópolis. De acordo com o
vice-prefeito João Batista Nunes, a nova licitação deve baratear os
preços das passagens de ônibus na Capital e reduzir as despesas
administrativas e estruturais, já que somente uma empresa ou consórcio
cuidará do serviço.
João Batista explica que atualmente são cinco empresas fornecendo o
serviço de transporte público para os florianopolitanos. Com isso, há
cinco garagens, cinco equipes de manutenção e demais ferramentas que
encarecem os custos da passagem. Além disso, o valor do subsídio pago
pela prefeitura para as empresas de ônibus deve mudar. A nova licitação
prevê um subsídio que cubra somente a meia passagem dos estudantes,
garantida por lei.
O edital para a nova concorrência, aberta para qualquer empresa do
país, faz algumas exigências quanto à qualidade dos serviços de
transportes. Os ônibus terão que possuir, todos, ar-condicionado,
acessibilidade para cadeirantes e não devem ter mais de dez anos de vida
útil. Além disso, a empresa ou consórcio vencedor poderá utilizar
micro-ônibus para as áreas de difícil acesso em que um carro maior não
consegue chegar. “Com isso o sistema fica menos engessado, podendo a
empresa escolher a forma mais eficiente de trabalhar” explica João
Batista.
A concorrência se dará por meio do valor da passagem de ônibus. Quem
cumprir todas as exigências e oferecer o menor valor de tarifa – sendo
que o teto é o valor atual de R$ 2,70 no cartão – vencerá. O edital foi
encaminhado para o prefeito Dário Berger para que analise e, em seguida,
possa dar início ao processo licitatório.
- Projeto BRT
O vice-prefeito aproveitou para apresentar o
resultado da licitação da empresa que irá formular o projeto do BRT (Bus
Rapid Transit). Antes de homologar, vai encaminhar para o Tribunal de
Contas do Estado para análise. De acordo com Nunes, a empresa vencedora
(BRT Florianópolis) terá seis meses para entregar o projeto do primeiro
trecho: Centro/Universidade.
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