Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



quarta-feira, 13 de junho de 2012

Escola Dinâmica terá de indenizar o INSS por despesas com beneficiária, diz AGU


Empresa responsável por acidente de trabalho terá que restituir o INSS por despesas com benefícios a segurada

Foto: Wesley Mcallister/AscomAGU
Data da publicação: 13/06/2012

A Advocacia-Geral da União (AGU) obteve decisão judicial que reconhece a responsabilidade da empresa Centro de Educação Infantil Gradual Ltda Epp (Escola Dinâmica) por acidente de trabalho. Na decisão, a empresa foi condenada ao ressarcimento dos valores pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) a segurada acidentado, a título de auxílio-doença, bem como a arcar com o pagamento dos benefícios futuros.

A Procuradoria Federal em Santa Catarina (PF/SC), a Procuradoria Federal Especializada junto ao Instituto (PFE/INSS) e a Procuradoria Regional Federal da 4ª Região (PRF4) explicaram que a segurada trabalhava nas dependências da empresa quando caiu de uma escada de madeira escorregadia e sem nenhum tipo de antiderrapante ou corrimão.

Os procuradores destacaram que, conforme perícia judicial, o acidente ocorreu pelo descumprimento do item 8.3.5 da Norma Regulamentadora nº 8 do Ministério do Trabalho e Emprego. A norma determina a utilização de material antiderrapante em toda a extensão do local em que há perigo de escorregamento, a empresa descumpriu a legislação em vigor e deu azo ao acidente de trabalho. Foi constatado ainda que, devido ao acidente, a segurada desenvolveu alguns problemas de saúde como bursite.

O juízo da 1ª Vara Federal de Florianópolis acolheu os argumentos da AGU e salientou que ao não observar, especificamente, o item 8.3.5 da norma do Ministério, a empresa descumpriu a legislação em vigor. Além disso, afirmou que pela atitude negligente, a Escola Dinâmica tem a obrigação de indenizar o INSS pelas despesas com os benefícios previdenciários resultantes do acidente.

Desde o ocorrido, a segurada vem recebendo auxílio-doença por acidente de trabalho. Até o momento, o INSS pagou mais de R$ 35.200,00, valores que agora serão ressarcidos pela empresa responsável pelo acidente.
A PF/SC, PFE/INSS e PRF4 são unidades da Procuradoria-Geral Federal, órgão da AGU.

Ref.: Ação Ordinária nº 5019604-55.2011.404.7200/SC -1ª Vara Federal de Florianópolis

Bárbara Nogueira

Nenhum comentário: